O que é Aprendizagem Criativa?

 

Os 4 Ps

A Aprendizagem Criativa é uma abordagem pedagógica que visa uma experiência mais criativa, mão na massa, relevante e lúdica centrada em 4 Ps: projetos, paixão, pares e pensar brincando.

 

É quando a criatividade permeia o processo de aprendizagem com a oportunidade de trabalhar na construção de projetos com forte conexão aos nossos interesses, paixões pessoais, em parceria com outras pessoas, pares, e de forma divertida e livre, com acesso a explorar materiais e espaços onde podemos pensar de forma lúdica, brincando.

​"Acredito que a escola (na verdade, toda a vida) deveria se tornar mais como o jardim de infância."

Mitchel Resnick

 

Espiral da Aprendizagem Criativa

O processo de Aprendizagem Criativa envolve imaginar, criar, brincar com materiais e possibilidades durante a criação (testando a obra, errando, repetindo), compartilhar nossas criações, dificuldades, ideias e experiências com o que fizemos, refletir sobre tudo e como aprendemos, e novamente imaginar.

 

É expor nosso projeto ao modo iterativo, modificando-o, imaginando-o novamente, aprimorando e retornando para a sequência do espiral. 

 

À medida que os estudantes passam pelo processo do espiral da aprendizagem criativa em conexão com os quatro Ps, aprendem a aperfeiçoar as próprias ideias e a se desenvolverem enquanto pensadores criativos.

 

A aprendizagem Criativa é baseada em mais de 50 anos de pesquisa construcionista iniciada pelo matemático e educador Seymour Papert. A abordagem é bastante inclusiva e se relaciona com as novas diretrizes curriculares brasileiras. 
Saiba mais sobre a relação da Aprendizagem Criativa com a BNCC neste artigo ou nesta palestra sobre o tema.

 

No Brasil, a aprendizagem criativa é promovida pela Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a qual reúne milhares de educadores, famílias, pesquisadores, artistas, empreendedores e estudantes interessados em fazer de seu ambiente educacional um espaço mais criativo, mão na massa e significativo.

Quer conhecer a Rede? Acesse nosso portal e inscreva-se em nosso fórum

 

Para saber mais sobre os 4 Ps e o Espiral

Artigo "Dê uma chance aos Ps"

Mitchel Resnick

©2020 por Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa e Grupo Lifelong Kindergarten, MIT Media Lab.